sexta-feira, 6 de março de 2009

GRANDES PENSADORES...ALBERT EINSTEIN

Einstein nasceu na região alemã de Württemberg, na cidade de Ulm, numa família judaica. Uma lenda amplamente divulgada, diz que Einstein teria sido reprovado em matemática quando era estudante, inclusive reproduzida no famoso "Ripley's believe it or not!" ("Acredite se quiser"). Entretanto quando lhe mostraram um recorte de jornal com esta questão, Einstein riu. "Nunca fui reprovado em matemática", retrucou. "Antes dos quinze anos, já dominava cálculo diferencial e integral". Einstein estudou cálculo diferencial e Integral, dos doze (idade em que ganhou de seu tio um livrinho de geometria Euclidiana) aos dezesseis anos de idade. Mais tarde frequentou o Luitpold Gymnasium (equivalente à escola secundária) em Munique até aos quinze anos.

Obteve o doutorado em 1905. No mesmo ano escreveu quatro artigos fundamentais para a Física moderna, afirmando-se por esta razão que 1905 foi o "annus mirabilis" para Einstein.

Ganhou o Prémio Nobel de Física de 1921 pela explicação do efeito fotoeléctrico; no entanto, o prémio só foi anunciado em 1922.

Em 1933, Adolf Hitler chega ao poder na Alemanha. Einstein, judeu, encontra-se agora em perigo. É avisado por amigos de que há planos para o seu assassinato e é aconselhado a fugir. Einstein renuncia mais uma vez à cidadania alemã.

Em 1945, Einstein reforma-se da carreira universitária.

Em 1952, David Ben-Gurion, então o primeiro-ministro de Israel, convida Albert Einstein para suceder a Chaim Weizmann no cargo de presidente do estado de Israel. Einstein agradece mas recusa, alegando que não está à altura do cargo.

Morreu em 18 de Abril de 1955, aos 76 anos, em conseqüência de um aneurisma. O seu corpo foi cremado mas seu cérebro foi doado ao cientista Thomaz Harvey, patologista do Hospital de Princeton.

É, meio que um resumo da vida dele neh, aí abaixo alguns pensamentos do "CARA":

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."

"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer."

"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada."

"Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário."

"Procure ser uma pessoa de valor em vez de ser uma pessoa de sucesso."

"No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade."

"Grandes almas sempre encontraram forte oposição de mentes medíocres."

"Sem cultura moral não haverá nenhuma saída para os homens."

"Você não pode provar uma definição. O que você pode fazer é mostrar que ela faz sentido."

"O homem vem à Terra para uma permanência muito curta, para um fim que ele mesmo ignora, embora, às vezes, julgue sabê-lo."

"A imaginação é mais importante do que o conhecimento."

"A ciência sem a religião é paralítica. A religião sem a ciência é cega."

"Há duas coisas infinitas: o Universo e a tolice dos homens."

"Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela."

"Detesto, de saída, quem é capaz de marchar em formação com prazer ao som de uma banda. Nasceu com cérebro por engano; bastava-lhe a medula espinhal."

Nenhum comentário:

Postar um comentário